CPI instalada e Braskem investigada. Doa a quem doer!
   23 de fevereiro de 2024   │     9:08  │  0

Na abertura dos trabalhos, o senador Omar Aziz (PSDAM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar as responsabilidades da Braskem no desastre socioambiental em Maceió, deu a entender que governadores, presidentes da empresa, conselhos ambientais e altas autoridades serão convocados para prestar esclarecimentos. Aziz garantiu que a CPI atuará para apontar todos os culpados, além da mineradora, doa a quem doer. Pelas palavras duras de integrantes da CPI da Braskem, as investigações vão acontecer de forma rápida, com convocação de todos os que participaram para que a mineradora pudesse operar na região do Pontal da Barra e na região dos poços, seja ativamente, seja com omissão.

CRÍTICO

Como se afastou da Comissão sob a argumentação de que “ela foi domesticada”, é de se esperar que o senador Renan
Calheiros seja um crítico permanente dos trabalhos que serão iniciados efetivamente a partir da próxima terça-feira.

PROTESTO

A BRK Ambiental não é nada querida pelos moradores do Conjunto Antônio Lins, que fica às margens da BR-104. Há meses sem água, mesmo que a empresa negue a falta de abastecimento, moradores fizeram ontem mais um protesto que infernizou o trânsito na região.

VISITA

O prefeito JHC recebeu ontem o cônsul-geral da Alemanha no Nordeste, Johannes Bloos, que veio a Maceió para discutir possibilidades de cooperação entre a capital alagoana e o país europeu, além do acompanhamento da situação dos bairros afetados pelo afundamento do solo.

APOIO

Acompanhado da esposa, Beatrice Wöhler, o cônsul Johannes Bloos falou que veio a Maceió primeiro para apresentar o consulado e trazer apoio. Como medidas, o cônsul disse que podem ser feitas conexões com instituições e organizações na Alemanha para fornecer dados e conhecimentos. Neste sentido, JHC pediu apoio do cônsul para ações de desenvolvimento sustentável da cidade.

NOVOS JUÍZES

Os novos juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas visitaram ontem o Juizado da Mulher de Arapiraca. Os magistrados conheceram a estrutura da unidade, a atuação da equipe multidisciplinar e o trabalho da Patrulha Maria da Penha. A visita fez parte do curso de formação promovido pela Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal). A capacitação está prevista para terminar no início de abril.

NOVAS TECNOLOGIAS

Técnicos da Sesau fizeram ontem uma série de visitas técnicas em Natal, no Rio Grande do Norte, em busca de novas tecnologias para implantá-las no SUS de Alagoas. A primeira parada da comitiva foi no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), que funciona no Hospital Universitário Onofre Lopes.

INCENTIVOS

O Governador Paulo Dantas assinou 11 decretos que visam conceder incentivos fiscais para o mesmo número de empresas. Ao total, os investimentos feitos em Alagoas somam um valor de R$ 67.849.753,02 milhões. A divulgação de todos os decretos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOEAL) ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *